quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Entrevista com a banda mineira Lothlöryen


O grupo mineiro Lothlöryen foi formado em 2002 na cidade de Machado e depois se mudaram para a cidade de Poço das Caldas. A banda tocar Melodic Power metal e Folk metal. A formação da banda consiste em Daniel Felipe (vocal), Leko Soares (guitarra), Tim Allan Wagner (guitarra), Marcelo Godde (baixo), Leo Godde (teclado) e Marcelo Bonelli (bateria). Leko Soares falara tudo sobre a história e os futuros planos da banda.
Para começar eu queria agradecer a sua presença! Qual é o significado deste nome?
Leko Soares: Agradeço o espaço em nome da banda. Lothlórien (na grafia correta) é a floresta dos Elfos citada no livro “O Senhor dos Anéis” de J.R.R. Tolkien. É um lugar onde o tempo é paralelo e diferente do mundo externo.

Como está indo a repercussão do álbum Some Ways Back Some More?
Leko: A repercussão foi a melhor possível em se tratando de uma regravação. Surpreendeu-nos a quantidade de reviews e o interesse da mídia gringa para com o lançamento do álbum. Outro ponto positivo foi a quantidade de downloads que o álbum obteve, chegando a um número estimado em cerca de 30 mil somente nos primeiros 10 dias.

O que você acha da atual cena mineira?
Leko: Acho fantástica, sinceramente. Temos tocado em vários estados do Brasil nos últimos anos e não tenho dúvidas em afirmar que a nossa cena mineira está entre as mais fortes do cenário nacional. Falando mais especificamente do Sul de MG, o que me deixa feliz é ver que em muitos lugares, integrantes de bandas sérias ou pessoas preocupadas de fato com o crescimento da cena têm assumido a missão de promover os eventos e em geral, com sucesso. Sobre as bandas, o que falar: MG é o berço do Sepultura, Chakal, Overdose. A qualidade das bandas mineiras é marca registrada do estado, e eu citaria como destaques atuais: Corpse Grinder, Krow, Aneurose, Motosserra Truck Clube, Sacrificed, Made of Stone dentre várias outras.

O porquê a banda mudou de tema?
Leko: Porque a temática Tolkien de repente passou a ser explorada aos borbotões. É óbvio que não fomos os pioneiros no tema (sequer foi o Blind Guardian), mas a verdade é que depois do lançamento dos filmes da trilogia, falar sobre a Terra Média acabou virando “lugar comum” entre as bandas de Metal e o Lothlöryen hoje é uma banda que tem como filosofia principal fugir do que é comum e clichê na cena.

Que você acha do Lothlöryen atualmente?
Leko: Acho que somos uma banda em constante mutação, mas sabendo bem qual a essência do nosso som, os elementos que devem se manter e os caminhos e influências que podemos explorar.

O porquê foi escolhido este nome para o álbum?
Leko: Não queríamos manter o mesmo nome do álbum original de 2008 (Some Ways back No More) e resolvemos fazer um trocadilho adicionando a palavra Some no lugar de No. O sentido seria mais ou menos “Alguns caminhos voltam um pouco mais”. Como se trata de uma regravação, acredito que o nome veio a calhar.

Na faixa My Mind in Mordor é possível perceber a evolução da banda. Você concorda?
Leko: Em partes. Na verdade, o álbum que denota o ponto em que estamos hoje musicalmente é o “Raving Souls Society”, de 2012. A My Mind in Mordor é uma das músicas favoritas de toda a banda, ao vivo, principalmente, mas é uma composição original de 2008, portanto, acredito que evoluímos um bocado desde então. Acho que canções como “Face your Insanity” e “Burning Jacques” exemplificam melhor o grau de evolução em que a banda se encontra nos dias de hoje.

No álbum ...of Bards and Madmen é bem dinâmico em termo de letras?
Leko: Sim, com certeza. Aliás, todos os nossos álbuns são dinâmicos em termos de letra. Mesmo o Some Ways que é taxado de ser um álbum Tolkien-based, na verdade é bem diversificado liricamente, se atendo à duas ou três músicas com citações Tolkienianas. Sobre o “Bards”, há temas ali que vão desde a Inquisição e o domínio da Igreja até canções que tratam de sentimentos e acontecimentos intrínsecos a todos nós.

Para finalizar deixe sua mensagem.
Leko: Agradeço o apoio e o interesse em nos ajudar a divulgar o trabalho do Lothlöryen. Para os que ainda não conhecem o som da banda, visitem o site oficial, nossos canais e ouçam nossas músicas em:
Site oficial: www.lothloryen.com
Folk You!

Nenhum comentário:

Postar um comentário